fbpx

Transformação digital nas empresas

O mundo está mudando em alta velocidade. Hoje, a transformação digital mudou profundamente a nossa maneira de viver, mas também de trabalhar e as empresas não estão imunes a esse fenômeno da digitalização.

Na prática, o que é Transformação Digital?

Para continuar a desenvolver-se e manter-se competitivos, as empresas precisam se adaptar e evoluir rapidamente, nomeadamente através da conversão para o digital, caso contrário correm o risco de serem ultrapassados ​​pelos seus concorrentes.

De acordo com Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial: “No novo mundo, não é o peixe grande que come o pequeno, é o mais rápido que come o mais lento”.

Lembre-se, não faz muito tempo, costumávamos trabalhar em máquinas de escrever ou escrever documentos à mão, em papel. Então, a Internet foi desenvolvida na década de 1990, ao mesmo tempo em que os primeiros telefones celulares surgiram.

Foi a partir dos anos 2000 que a Internet se tornou pública com tudo o que conhecemos hoje: e-mail, transferência de arquivos, conexão remota, etc.

A era dos dados

Hoje, a transformação digital é uma nova etapa nesta revolução digital. Este termo refere-se à integração de novas tecnologias em todas as atividades de uma empresa com o objetivo de simplificar o trabalho dos colaboradores e melhorar seu desempenho.

A tecnologia digital dá acesso a um volume infinito de dados de clientes e dados de resultados, um recurso precioso para a empresa desde que seja utilizado de forma eficiente.

A transformação digital requer a implementação de medidas concretas, mas também a avaliação do seu impacto.

Esse processo está perturbando a maneira como as empresas trabalham e atendem às necessidades dos consumidores.

Em suma, a transformação digital consiste em reinventar a empresa na era digital e diz respeito a todos os atores: dos colaboradores aos clientes, passando pelos fornecedores, parceiros e acionistas.

Por que a transformação digital é importante?

A transformação digital é, portanto, essencial por várias razões, entre elas podemos destacar:

1. Melhora a experiência do cliente

Hoje, os consumidores nunca tiveram tantas opções. Assim, oferecer produtos ou serviços inovadores a preços atrativos não é mais suficiente para se destacar.

As empresas agora devem priorizar as interações com os clientes e oferecer experiências únicas e perfeitas que incentivem os clientes a permanecerem fiéis à marca.

A transformação digital ajuda você a se diferenciar por meio, por exemplo, da implementação de um aplicativo fácil de usar, um meio de pagamento rápido e seguro, excelente atendimento ao cliente ou uma entrega rápida.

2. Enriqueça a experiência de seus funcionários

A transformação digital torna possível facilitar o trabalho de seus funcionários no dia a dia, graças a aplicativos e softwares poderosos.

Assim, com apenas alguns cliques, seus funcionários devem ser capazes de se comunicar facilmente entre si, planejar facilmente as tarefas do dia ou organizar uma reunião, ter suas refeições entregues no escritório, automatizar tarefas repetitivas, etc.

O trabalho e a vida dentro da empresa podem ser desgastante, o que ajuda a motivá-los ainda mais. Eles também estão mais disponíveis para focar em seu trabalho, tornam-se mais produtivos e podem proporcionar uma experiência melhor para seus clientes.

3. Otimiza os processos

Uma empresa que tem problemas no seu funcionamento não poderá oferecer uma experiência excepcional aos seus colaboradores, nem aos seus clientes.

A transformação digital contribui para a racionalização de workflows, a digitalização de processos e a automatização de tarefas, permitindo assim à empresa ser mais eficiente.

Você também pode contar com o método Lean para eliminar desperdícios e ser mais produtivo.

4. Digitaliza os produtos

Finalmente, você pode usar novas tecnologias para melhorar um produto ou serviço. Esse é o caso de dispositivos conectados ou ativados por voz.

A transformação digital também ajuda a construir um sistema ágil que permite inovar constantemente e se adaptar às mudanças rápidas e às novas demandas dos consumidores.

Conclusão

Por fim, lembre-se de que a transformação digital tem impacto na operação da empresa, bem como em sua cultura e organização.

Se ainda não o fez, fale com um de nossos especialistas e descubra como iniciar a transformação digital de sua empresa para continuar a ser sustentável e competitiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *