Tendências de marketing para 2020

Um ano novo sempre chega com tendências que prometem ser o pote de ouro do marketing e estar atento a elas é saber onde investir o dinheiro da empresa. Lembre-se que nada é regra e mesmo que aposte em alguma (ou várias) delas, tudo deve ser pensado para a linha estratégica de cada negócio.

Confira as novidades que vieram se destacando no ano passado e são a aposta para 2020!

  • Conteúdo e pesquisa por áudio

A era da voz chegou com tudo! Basta observar o hábito de realizar pesquisas por meio da fala (sabe aquele “Ok, Google”?) e o quanto os conteúdos sonoros cresceram em 2019.

Este novo costume influencia diretamente nos resultados de busca, afinal, há diferença entre o modo de digitar e de falar. Não tem outra saída: é preciso otimizar suas páginas para atender todas as formas de pesquisa e disputar as boas posições.

A produção de conteúdo por voz também tende a crescer em 2020, vide o sucesso dos podcasts no ano que passou. Temos como exemplo os blogs que ganham players e trazem o texto em formato de voz, e jornais que têm suas edições diárias nos aplicativos de streaming de áudio.

  • Marketing ainda mais próximo do consumidor

Um dos pontos principais trazidos pelo Marketing Digital foi a interação com o público por meio das redes sociais e demais canais online. Para este ano, isso se aplica de forma mais singular.  O consumidor sempre quis atenção, mas agora a aposta é o atendimento individual via chats privados ou mensagem direta, como conhecemos no Instagram.

Como dar conta de um atendimento quase que personalizado para o volume de contatos que explodem nas redes todos os dias? Chatbots! Os robôzinhos que simulam humanos na conversação  já são bastante utilizados e a expectativa é que fiquem ainda mais inteligentes daqui pra frente. Esses bots estão em sites, redes sociais e aplicativos de mensagem, como o Whatsapp que, além do atendimento, vem também sendo utilizado como forma de nutrição da base de contatos.

  • Personalização dos anúncios

Acabamos de falar sobre a personalização no atendimento e é claro que essa tendência também se aplica aos anúncios. Os feeds estão ficando cada vez mais “a cara” do usuário, ou seja, só com aquilo que realmente o interessa. Os anúncios precisam estar aptos a concorrerem pela atenção da audiência.

O funil de vendas mostra sua importância como aliado na estratégia de marketing, afinal, personalizar também significa segmentar. Seja qual for o objetivo da campanha, mais do que nunca é essencial saber conversar com seu público e enxergar o momento certo para fazer a oferta, sem correr o risco de ser invasivo. Ah, e tudo isso serve também para as campanhas de e-mail.

  • O lado humano do marketing

Esse tópico reflete um pouquinho de tudo que falamos por aqui: o marketing está mais humano! 2020 é um ano de desacelerar as máquinas de vendas justamente para poder vender. Não é difícil de perceber que a nova geração (e novos compradores) é muito mais ligada à emoções, mais preocupada com a empatia e antenada aos detalhes e novidades, por isso, tendem a não receber muito bem as técnicas mais agressivas de venda a qualquer custo.

As pessoas, de um modo geral, estão mais atentas ao posicionamento das empresas, à origem dos produtos e às bandeiras que uma marca levanta. Elas querem se sentir acolhidas e representadas. Desde o planejamento de anúncios, passando pelo atendimento, até o momento da venda, é indispensável lembrar que estamos lidando com humanos e que também precisamos aprender a medir o sentimento do outro lado das telas.

E aí, qual dessas tendências você já imaginava que viria com tudo em 2020? Lembre-se que no marketing tudo se transforma com muita rapidez e ainda temos um ano todo de novidades pela frente. Que ele seja de sucesso!

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