O que é plano de marketing e por que sua empresa precisa ter um?

O plano de marketing é um instrumento que norteia as ações de marketing de uma empresa. Este documento é indispensável para melhorar os resultados de todo o negócio ou de um produto específico.

Toda empresa que quer uma participação mais efetiva no mercado, precisa investir em marketing. Em meio a uma infinidade de informações sobre o tema, é tentador arriscar aplicar fórmulas mágicas ao próprio negócio, mas nós garantimos que não é qualquer estratégia que te trará uma mina de ouro. Ter um plano personalizado é essencial.

O plano de marketing é o suporte de todas as ações que o time de marketing irá realizar para o crescimento da empresa. Mas vamos lá, por partes:

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing nada mais é do que um guia para que a empresa alcance um objetivo, que pode ser a apresentação de um novo serviço ou produto, ou a exposição do empreendimento ao mercado.

A partir deste plano é possível definir uma orientação lógica para as ações da equipe de marketing, garantindo que as estratégias estejam interligadas e seguindo um objetivo em comum. É o caminho que mantém a empresa competitiva no mercado.

Por que sua empresa precisa de um plano de marketing?

A partir da elaboração deste plano, é possível enxergar quem é o público-alvo e por quais meios a empresa chegará até ele, garantindo novos clientes e fidelização dos já existentes.

Este documento será o norte onde a equipe encontrará as informações exatas para a criação das campanhas. Um dos maiores benefícios é manter todos os envolvidos no processo com foco no objetivo correto, evitando o gasto de tempo e dinheiro em criações que não seguem o propósito da empresa.

Como criar um plano de marketing?

O plano funciona como um guia, então, ele deve oferecer informações valiosas e certeiras. É preciso entender não só da empresa, mas também das ferramentas de marketing, estratégias, mercado, canais de divulgação e muito mais. Nessa hora, uma ajuda profissional é determinante para a qualidade do que será projetado.

O conteúdo contido no plano deve ser realmente aplicável ao negócio. É comum que as equipes internas se percam tentando criar um documento enorme com ideias que parecem ótimas no papel, mas que não são eficientes para as ações que precisam trazer resultado.

Outro ponto importante de se lembrar é que o plano não é imutável. É interessante que seja sempre revisto, reavaliado de acordo com as mudanças do mercado e até mesmo um reposicionamento da marca.

Para te ajudar nesse processo, disponibilizamos um guia para você começar dar os primeiros passos ou rever o plano de marketing da sua empresa. Com ele, você conhecerá quais são as perguntas e as informações necessárias para criar o “manual” de marketing que irá orientar as atividades e alavancar os resultados do seu negócio.

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