Leads: O que são e como transformá-los em clientes

Leads são pessoas que disponibilizam, por meio de formulários online, alguns de seus dados em troca de adquirir um conteúdo, produto ou serviço. Um lead sempre será um cliente em potencial se o relacionamento com ele for trabalhado corretamente.

O que são leads?

Os leads são clientes em potencial que disponibilizaram dados pessoais ou profissionais, por de meio um formulário online, para receber alguma “recompensa”. Provavelmente, você já informou pelo menos seu nome e e-mail em troca de um material digital, contato ou orçamento. Neste momento você se tornou um lead!

Quando esse cadastro cai na base de leads, ele começa a ser “nutrido”, ou seja, receber conteúdos relevantes para que o leve até o momento da compra. Esse caminho é chamado de Funil de Vendas, e nele, os leads são classificados como:

• Information-Qualified Leads (IQLs)

Também chamados de “leads frios”, esses não possuem informações o suficiente sobre sua empresa e muitas vezes, ainda nem reconhecem que possuem um problema e que você pode resolver. Eles precisam ser nutridos para que se qualifiquem pra próxima classificação.

• Marketing-Qualified Leads (MQLs)

Esses leads já foram nutridos, já demonstraram interesse no seu produto ou serviço, mas ainda não estão no momento de compra. Mesmo assim, eles são classificados como qualificados, pois assim recebem mais informações ou a assistência necessária para se tornarem clientes.

• Leads Qualificados em Vendas (SQLs)

Os leads qualificados para vendas já possuem informações o suficiente e estão prontos para a compra. Antes deste ponto, quem atuava era a equipe de marketing. A partir daqui o lead vai direto pro setor de vendas.

Como captar novos leads?

São muitas as estratégias utilizadas para gerar leads, mas o interessante é entender qual se adapta ao seu negócio e ao seu perfil de cliente em potencial.

Vamos te dar algumas ideias para que você consiga começar a pensar em como aumentar sua base de leads:

Conteúdo relevante

A internet está lotada de conteúdo, sobre todos os temas e de todos os tipos, mas boa parte não agrega em nada na vida do usuário. É importante sempre questionar a relevância daquilo que você oferece: Está educando quem consome? Está resolvendo algum problema? Se sim, este é o caminho.

Alguns exemplos de conteúdo são:

‣ Blog post (como esse daqui que você está lendo)
‣ Infográficos (combinação de informação e imagens)
‣ E-books (livros digitais, com conteúdo mais rico)

Mídia Paga

Os anúncios e links patrocinados são bastante utilizados para a geração de leads. Combinado com o oferecimento de um material rico, é uma estratégia perfeita para aumentar sua base.

A captação pode ocorrer em formulários diretamente na plataforma de anúncios ou em uma Landing Page (página de conversão).

 E-mail marketing

Não, o e-mail não morreu! Quem sabe utilizar desse meio com cautela, consegue resultados incríveis. Conforme sua base for aumentando, é preciso levar seus leads para os próximos estágios do Funil do Vendas, e o e-mail marketing é ótimo para reconversão.

Por que investir na captação de leads?

Até aqui, você já entendeu o que são os leads e como eles se tornarão seus clientes, certo? Agora, vamos citar algumas vantagens em investir nisso:

 Especificar e segmentar seus potenciais clientes

Conforme o lead se qualifica, mais informação ele te dá. Esses dados são valiosos para compreender o tipo de público que se interessa pela solução que seu negócio oferece. Isso irá servir para confirmar a sua persona ou então realizar alguns ajustes para otimizar suas estratégias e evitar gastas rios de dinheiro sem resultado.

Criar autoridade e confiança

Sabe aquela frase “quem ajuda amigo é”? Ela explica bem a importância das estratégias de captação de lead. Elas são pensadas de forma que aquilo que você disponibiliza em troca dos dados do usuário, resolva as “dores” dele. Você conversa com quem já demonstrou interesse naquilo que você tem a oferecer.

Primeiro você cria uma relação de confiança, em seguida se torna autoridade no assunto (solução que oferece) e assim fica muito mais fácil realizar a venda.

Gerar novos clientes

Ao fim, todo o trabalho com os leads é para um propósito: gerar novos clientes. Quanto maior a base de leads, mais oportunidades para o seu negócio. Por isso, não só a captação é importante, mas também a nutrição, afinal, a venda só é realizada para quem se qualifica no funil de vendas.

Agora que você já entendeu o significado e a importância dos leads, que tal começar a aumentar – ou criar – a sua base? Se precisar de ajuda ou orientação, conte conosco!

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