Canais de venda online: conheça os principais e escolha o melhor

Escolher o canal de vendas que melhor atenda seu público e as necessidades da sua empresa, é um passo determinante para quem quer vender mais pela internet.

O comportamento dos consumidores do mundo todo já indica que cada vez mais as compras serão feitas no conforto de casa e com apenas com alguns cliques. Para certos produtos ou serviços, a aquisição começa e termina ali mesmo, online.

Já para outros, o processo começa numa rede social, por exemplo, e termina na loja. Em todos os casos, escolher o melhor canal de vendas pela internet é o grande desafio para fazer o cliente chegar ao fim da jornada de compra.

Vamos falar sobre 3 possibilidades de canais de vendas online e suas características. No fim, você conseguirá identificar qual deles mais combina com o seu negócio e seu público.

Marketplace

Os marketplaces são sites que permitem que várias empresas anunciem e realizem vendas por meio de suas plataformas. Por serem conhecidos pela variedade de produtos e serviços, são os mais procurados pelos usuários e, por isso, possuem um grande alcance.

A grande vantagem de estar num marketplace é ter o ambiente pronto para divulgar seus produtos e a possibilidade de ser encontrado facilmente. Contudo, a competição é mais acirrada, pois a comparação de preços é lado a lado nos resultados de busca.

Alguns exemplos desses sites são Americanas.com, Mercado Livre e Magazine Luiza.

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que uma loja virtual personalizada para o seu negócio. É um site desenvolvido exclusivamente para a venda dos seus produtos ou serviços.

O ponto positivo é a liberdade de criar algo com a cara da sua marca e a autonomia para aplicar mudanças e melhorias. Diferente de um marketplace, que está pronto apenas para abrigar as demais empresas.

É preciso se empenhar em criar um ambiente online totalmente seguro e otimizado para a experiência do usuário. Uma boa dica é pesquisar a fundo as plataformas para pagamento online, observando a reputação, reclamações e garantias oferecidas.

Aqui, o grande desafio é levar os usuários até seu site. Será preciso uma estratégia de anúncios bastante eficaz para competir com tantos (e grandes) concorrentes.

Google Shopping

O Google Shopping cria uma vitrine de produtos anunciados no Google Ads. Vamos usar um exemplo: Você pesquisa um tênis para comprar e os primeiros resultados são imagens de diversos tênis, com seus respectivos preços, marcas e loja vendedora.

Essa estratégia é incrível, pois a disposição dos produtos em formato carrossel, logo como primeira opção do resultado de busca, gera muito mais interesse. É um ótimo exemplo de como promover facilidades para a experiência do usuário.

Para anunciar no Google Shopping, além de uma conta no Google Ads, é preciso ter um e-commerce ou inserir as informações dos seus produtos por meio do Google Merchant Center.

Redes sociais

Tá, você já deve estar cansado de ouvir que a presença nas redes sociais é indispensável para encontrar seu público, resolver os problemas dele e claro, o levar para compra. Mas existem marcas (e não são poucas, viu?) que possuem o objetivo de venda e não exploram as redes da melhor maneira para alcançar esse resultado.

Se o que você quer para sua empresa são vendas online, então as ações nas redes sociais devem estimular e mostrar todo o caminho que leva o consumidor até esse ato. Toda publicação deve chamar para uma ação.

Algumas possibilidades muito interessantes para explorar são o Marketplace do Facebook e a o Instagram Shopping. Com eles, você pode anunciar e realizar vendas diretamente das plataformas, encurtando o caminho da jornada de compra.

Esses são alguns dos canais de vendas online que mais se destacam. E aí, qual deles mais combina com seu tipo de negócio? Se precisar de ajuda para definir as estratégias e colocar as ações de venda para funcionar, vem falar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *