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Como fazer sua empresa se destacar da concorrência?

O mercado é competitivo em qualquer segmento, mas algumas empresas conseguem estar no topo deles. Como é possível ser a primeira opção do consumidor? Como o produto ou serviço de uma marca se torna padrão de qualidade para quem compra? Existem muitos fatores que influenciam esta posição e alguns deles nos vamos citar nesse artigo. Saiba como se destacar em meio a concorrência:

1- Conheça seus clientes

Você não precisa saber o nome e a história de vida de cada consumidor da sua marca, mas deve pelo menos conseguir traçar perfis bem específicos do seu público. Quando você trabalha personas (clientes ideais) para o seu negócio, começa a identificar as necessidades, problemas e anseios das pessoas para quem vende. Realizar pesquisas é a melhor forma de obter informações mais precisas. Você encontra na internet resultados de outros questionários que podem servir para o seu segmento, mas o interessante é você mesmo realizar o seu com os clientes, divulgando por e-mail ou redes sociais, por exemplo. O que vai fazer com tanta informação? Moldar seu produto/serviço e a comunicação da marca para atender exatamente a demanda do seu público e conquistar seu lugar nas escolhas dele.

2- Esteja atento ao mercado

O empreendedorismo está mais forte do que nunca, as tendências mudam com mais rapidez e o consumidor expõe sua opinião em todo lugar. As empresas não precisam alterar seus princípios e essência, mas novos direcionamentos são sempre bem-vindos. Isso pode acontecer numa nova embalagem, uma nova experiência online no site, na readequação na forma de conversar com o público, no lançamento de um novo produto, entre outras ações. Sabendo do que seu cliente gosta e observando os caminhos que o mercado toma, você conseguirá se antecipar e sempre manter o negócio num bom nível competitivo.

3- Saiba por que sua empresa é diferente das demais

Se alguém te perguntasse agora o que seu negócio tem de especial em relação aos outros, você saberia responder sem nem pensar? É importante definir seu diferencial (pode ser mais de um) e ter sempre isso em mente. Se parecer difícil avaliar sua própria empresa, faça um exercício: primeiro pense em um segmento de mercado, depois veja qual é  marca deste setor que vem primeiro à sua cabeça e busque quais são as atitudes que a faz “top of mind” para você. Elenque as características que fazem sua marca ser querida, defina quais são de fato os pontos fortes e trabalhe para os consolidar no mercado.

4- Invista na imagem e comunicação da sua empresa

Crises sempre vão existir, reclamações também, o maior problema é não saber como lidar com elas ou pior, como evitá-las. O marketing pode de fato alavancar ou até salvar a sua empresa por meio de métodos personalizados, análise de concorrência, definição da linha de comunicação e intervenções práticas para resultar em vendas. Historicamente, boas estratégia de comunicação e marketing foram as responsáveis pelo auge e consolidação das marcas mais conhecidas do mercado.

Ter uma parceira que atenda as necessidades do seu negócio, disponibilizando uma equipe especializada, não é um gasto, mas sim um investimento pois o retorno é certo.

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